domingo, 13 de fevereiro de 2011

E lá se vão 2 anos...

São tantos sentimentos e emoções que permeiam meu coração, minha mente. Não consigo explicar tudo o que estou sentindo e essa inexpressividade assusta. Dizem que a tendência é se tornar um sentimento sutil, quase comum. Mas me parece que dois anos não chega a ser o tempo mínimo para isso.

No começo contava todos os meses observando a cada semana as evoluções. Acaba que hoje lembro ocasionalmente que aquele dia completa mais um mês de lesão.

Confesso que os últimos dias têm sido muito mais difíceis. Ao completar dois anos de lesão chega-se ao esperado de recuperação. Embora eu acredite que ganharei ainda muito mais.

Só que em alguns momentos é desanimador, mas sempre surge um amigo que me lembra que estou em uma missão para o Senhor e me manda ter coragem.

Tenho vivido um dia por vez.  E tudo parece ainda ser tão surreal. Às vezes quando estou deitada parece que aquele corpo não é meu. Por alguns momentos, esqueço que meu corpo está paralisado e como num estalo recobro a consciência.

Bom é quando durmo. Nos sonhos revivo a sensação de levantar e andar. Esses dias sonhei que mexia o polegar e trocava de canal com o controle. Como eu vibrei!

Engraçado como a realidade e o imaginário se fundem nos sonhos. Enquanto no sonho me sinto levantar ao mesmo tempo penso como é possível. Os passos são dados devagarzinho, como se estivesse ganhando confiança. E saio gritando, chamando todos para ver! Deve ser por isso que gosto tanto de dormir.

Demorei em concluir esse texto porque a semana foi de muitas emoções. Sempre que parava para escrever não conseguia terminar uma linha. Além de ter completado os dois anos, recebi um diagnóstico não muito agradável.

Segunda-feira fiz um exame chamado eletromiografia. “Introduz-se uma agulha com um eletrodo através da pele até o músculo. A atividade elétrica detectada pelo eletrodo é exibida em um osciloscópio e pode ser ouvida por meio de um alto-falante.” Em alguns momentos faz um barulhão.

Em suma, o exame mostra quais os músculos que mostram atividades voluntária e involuntária, e avalia a habilidade que o músculo possui de responder ao estímulo nervoso.

A minha lesão aconteceu especificamente nas vértebras C6 C7. A 6 “deslocou” sobre a 7 e prensou a medula sem causar arranhão ou corte. Costumo pensar que virou uma pancada daquelas, que dói só de bater um vento. Ainda faço um post explicando o porque da perda de certas funções do corpo.


A imagem do raio-x não é a do meu pescoço, busquei na internet para poder ilustrar.

Enfim, o resultado do exame mostrou que além da perda de função em C6 C7, perdi estímulos neurais em C8 e T1. Isso quer dizer que fisiologicamente é impossível readquirir movimentos de mão e do abdômen para baixo.

Eu sempre me preparei por ter lido um pouco sobre lesão sobre essa possibilidade. Mas quando aquele pensamento na sua cabeça toma voz , nesse caso na do neurologista, é difícil ouvir. Chorei em silêncio na frente de estranhos. Ainda bem que minha mãe estava ao meu lado.

Eu acredito na ciência, é claro. Afinal, são décadas de estudos e resultados que nos aliviam de doenças. Mas acima de tudo eu confio em Deus! A ciência tem várias interpretações, Deus tem a cura!

Pensando assim, tendo fé que Deus tudo pode, eu sei que o impossível Ele realiza em todos os meus dias. Se não fosse assim como eu poderia sentir meu estômago, contrair o abdômen, perceber quando tocam minha coxa e até mesmo certos estímulos neurais em músculos da perna já que a vértebra T1 também sofreu?

A tristeza vem, sem dúvida, mas é vazia e suga minha força. Prefiro me maravilhar com o toque do Pai a todo momento em minhas vértebras, em suas raízes e na minha medula.

Obrigada a todos vocês que também são ferramentas de Deus na minha recuperação. Sempre que recebo um comentário ou um e-mail percebo que vou fortalecendo amizades e formando novos amigos. É uma injeção de ânimo inimaginável.

Paz e Bem!

26 comentários:

Unknown disse...

mana...te amo tanto...o Senhor é o Deus do impossível! E só nele que deve esperar...
te amo minha princesa...

Anônimo disse...

Paulinha, lendo esse seu post sinto tb um monte de coisa! rs
Um pouco de alívio por saber que vc tem essa família que ora por vc em todos os instantes. Sinto vergonha por ser mesquinha tantas vezes, sinto medo de não ser aquilo que Deus quer que eu seja... sinto impotência de não poder ser tanto para vc quanto eu gostaria de ser. Isso logo, log vai passar! um beijo!

Giovanni disse...

Oi Paulinha, sempre que dou uma passada aqui me encanto com o que escreve e lembro de rezar por você... um beijo...

Gabi Leitão disse...

Post emocionante Paulinha... uma pena não poder estar ao seu lado nesses momentos... força, Deus está contigo, e nós também (mesmo que não fisicamente, estamos unidos em oração...). Um xêro.

Luciana Oliveira disse...

Não é fácil.. Só mesmo quem vive uma situação como essas pode imaginar.. Mas como te admiro mesmo sem te conhecer.. ter fé quando tudo vai bem é tão fácil. Mas fé igual a sua minha irmã, tô pra ver! Eu tbe creio na sua cura! Em nome de Jesus! Bjs da Lu (amiga da Gabi)..

Tânia disse...

Paulinha querida, me uno à vc em oração e aos seus tb. Só o que moverá para a cura é a FÉ EM DEUS e nada mais. Nosso Deus é o Deus do impossível, lembra?! Na Palavra de Deus é mostrado que a todo instante a fé que curou, que salvou, que possibilitou a aproximação com Jesus..e disso nós todos devemos provar: do AMOR de DEUS por nós!!
Amiga, Deus está com vc a todo o instante!!
Bjos apertados!!!

Agnaldo disse...

oi ANA, Dps de ler seu post fica ate dificil de comentar alguma coisa, continua sendo essa querreira q vc tá sendo que nao será em vão, vc nao imagina o quanto essa tua força tem nos ajudado tbm, cada vez q eu leio o q vc escreve minha vida passa um filme, aí imagino será q estou agindo de acordo com o que DEUS quer de mim. BJs, fica com DEUS

Unknown disse...

Oi Paula! Eu não te conheço pessoalmente, não sei da onde você é...enfim, acabei entrando no seu blog através do buzz de uma amiga minha.

Mas fiquei muito feliz com a sua entrega em Deus. Quisera Deus que todas as pessoas tivessem a noção do que São Francisco de Assis quis dizer quando falou: "A verdadeira felicidade está além além da cruz". Para chegar à verdadeira felicidade, tem-se que passar pela cruz, não tem jeito.

Eu já tive um ano muito difícil na minha vida, coisa muito complicada mesmo, que se não fosse Deus e minha família, eu sei que não estaria vivio hoje e entendo um pouquinho, a minha maneira claro, do que você passa.

Saiba que rezarei por ti.

Se quiser manter contato, o meu e-mal é tferan@gmail.com

Paz e Bem!

Thiago

Unknown disse...

Amiga linda e amada! O Senhor e sim o Senhor do impossivel e tudo ele pode realizar! Creia sempre nisso e confie sempre nele! Bj amo vc!

♥ Anna Carolina Escalante disse...

Flor. Força e força...
O impossível para o homem é POSSÍVEL para DEUS. Nunca se esqueça que o homem é limitado, mas Deus não tem limites, Ele tudo pode para aqueles que nEle cre! E vc é uma menina forte e que ira VENCER!!!
Sempre temos que tirar de nossa fraqueza a nossa força!!!

Deus é contigo!!!
bjO linda ;)

♥ Anna Carolina Escalante disse...

Flor. Força e força...
O impossível para o homem é POSSÍVEL para DEUS. Nunca se esqueça que o homem é limitado, mas Deus não tem limites, Ele tudo pode para aqueles que nEle cre! E vc é uma menina forte e que ira VENCER!!!
Sempre temos que tirar de nossa fraqueza a nossa força!!! ;D

Deus é contigo!!!
♥bjO linda.♥

Lisa disse...

Querida Paulinha sabe o que nos diferencia dos demais seres humanos?
A nossa fé em Jesus Cristo.
Todos estamos suscetíveis a doença, morte, privação,aflição. A palavra de Deus diz em Eclesistes 9.2:"Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao ímpio; ao bom e ao puro como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento".
Mas nós temos Um Deus que nos consola e estende suas mãos poderosas sobre nossas vidas. Temos o Espírito Santo Consolador que enxuga nossas lágrimas e as leva direto ao Trono de Deus.
Creio e descanso no Senhor.
BEIJOS BEIJOS BEIJOS!

jackeline disse...

Ana...apezar dos pezares...vc continua incrivel,a ana de hj e de sempre!!!
boas lembranaças suas isso oq mais importa!
pense,q com o seu post,vc esta ajudando de uma forma ou de outra,alguem nessa vida,com esse exemplo de pessoa guerreira,amiga,vitoriosa...q vc é!!!Te conheci pouco ,mas sei q vc é muuuuuiiiitttoooo importante pra Deus!!!bjunhuuu juizo hehehhehhe...

Anônimo disse...

OLÁ,

GOSTEI DO SEU BLOG,E AMANHÃ,DIA 15 DE FEVEREIRO FARÁ 6 ANOS DA MINHA LESÃO.NUNCA É UM DIA BOM...........

MAS TE DOU UM CONSELHO,TENTE NÃO FICAR CONTANDO OS DIAS,SEMANAS,MESES E ANOS.

BEIJOS

RAUL

Anônimo disse...

Oi flor, quanta saudade...

Resolvi escrever pois ao ler suas palavras foi como ler meus próprios pensamentos... As vezes a fé fica tão pequena diante das dificuldades, mas sempre tem uma palavra amiga para renovar nossa esperança...

Te adoro muito e espero que em breve possamos conversar sobre a alegria de voltar a andar... Um forte abraço!!!

Carla Tegner

Unknown disse...

Oi Paulinha. Lendo esse post, me fez lembrar o primeiro momento que te vi, um encanto em pessoa rs, um exemplo de vida, fé e amor. Que saudade... Fico feliz em saber que nesses dois anos muitas vitorias aconteceram e ainda vão acontecer mais ainda com o decorrer do tempo. Conte sempre com minhas orações.... Bjs
Amo te.
Jose Gezualdo.

FREI FERNANDO MARIA disse...

Filha amada de Deus, quem tem um Pai Santo e Eterno, sabe-se também amada e esse amor de Deus é quem te fez e te sustenta na existência, por isso, coragem, pois, tudo é possível ao que crer...Hoje mesmo celebrarei a santa Missa por tua recuperação...Paz e Bem!

Anônimo disse...

Priminha querida, me lembro bem do fevereiro de dois anos passados. Foi muito dificil ver uma menina linda e cheia de vida, em cima de uma cama numa UTI em reforma. Confesso que fugi, passei batido, fui pra outro lugar, senti que não seria bom pro meu "cuore" te visitar naquele momento. Mas veja uma coisa, veja por um outro angulo, será que o que aconteceu com voce foi por acaso, foi porque voce ia passando e Deus disse vou pegar essa daqui pra passar por tudo isso. Não minha prima, Deus sabia e sabe o quanto forte voce é para enfrentar tudo isso sem pensar em besteiras, sem revoltas, sem perder a fé que sempre foi e é a sua fortaleza. Voce foi escolhida por Deus para missões que hoje podemos não entender, mas quem sabe mais tarde consigamos dizer - a agora to entendendo.
Se voce buscar lá no fundo alguma coisa já dá pra ver, voce uniu mais a sua familia toda, fez todos verem os pais maravilhosos que voce tem, como suas irmãs te amam, não que isso não ocorresse antes, mas isso foi mais externado, e um monte de coisas que ocorreram e não notamos ou que ainda vai ocorrer.
Deus escreve certo por linhas tortas. Não é verdade. Deus escreve certo por linhas certas, nós é que ainda não conseguimos alcançar o que Ele nos diz e achamos que as linhas estão tortas.
Continue com sua fé. Voce é uma escolhida de Deus pra realizar muitas coisas e voce está cumprindo, sendo essa pessoa maravilhosa que voce é.
Um grande beijo. Que a paz de Jesus esteja sempre contigo.
Renato Pinto

suzana vieira disse...

OIEEE AMADA SOU EU,JA SABE NÉ ESTOU AQUI SEMPRE E ISSO TUDO VAI PASSAR,VAMOS VENCER VC VAI VER,,,NÃO SE SINTA SÓ SOMOS UMA EQUIPE GRANDE EM BUSCA DE REALIZAÇÕES E ESTAMOS PERTO.........PARABÉNS VC JÁ É UMA VENCEDORA LINDA E AMIGA É CLARO KK BJIM................SUZANA VIEIRA

Flávia Batista disse...

Fiz no ultimo dia 06 um ano de lesão e me identifiquei muito com seus sentimentos ... Desistir jamais, somos escolhidas e especial pra Deus. Me segue tb ... bj

Unknown disse...

Querida,sentimos muitas saudades de vocês. Gostaria muito de estar perto.Acredito na ciência mas acredito também que a nossa vontade e fé podem mudar muitas coisas...Você é forte, tem fé e uma família que te ama muito. Bjs da sua tia Gininha.

eliana freire disse...

Ana Paula

A vida da gente muda por vários motivos, e muitas vezes é de sopetão. Temos que aceitar estas mudanças pra continuar vivendo.
Celebre sua nova vida, que tb é nova para sua família. Porque o acidente mudou tudo para todos que a amam.
Aceitar a mudança e fazer o melhor com a nova realidade é difícil para todos. Mas é necessário.
O irmão do toquinho, tem uma história linda depois de uma experiência parecida com a sua (http://www.sentidos.com.br/canais/materia.asp?codpag=4500&cod_canal=3)
li um livro dele quando era adolescente e nunca mais esqueci - talvez te ajude.

Siga em frente com força, sabendo que sua nova condição não irá impedí-la de fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Pelo contrário, talvez precisasse que isso acontecesse para mexer com um universo totalmente diferente.

Eu e muitos colegas aqui da Record SP continuamos torcendo por vc.

Beijão
Eliana Freire

Vanessa disse...

A ciência tem várias interpretações, Deus tem a cura! Isso que você disse é tudo. Muito emocionante seu post Ana... Exemplo de vida e superação!!! Estamos sempre lembrando e rezendo por ti. Um grande bjo fique com Deus.

Vanessa Urias

Cecília no Front disse...

bonitona.. tambem estou aqui.. bjaum no core e na medula.por ela, vc tem uma nova vida.
a sua luta nao é só sua e nunca foi.
mas é só voce que pode fortalecer a de muitos outros. inclusive nós que pensamos que andamos bem, mas as vezes só tropeçamos.
o que voce faz e o que é agora, compõe o maior dos movimentoe de toda uma vida. não é pouco não o que voce representa viu minha bichinha.
sonhar, escrever, chorar, sorrir, lamentar, se elevar, e até voar. todos podem, mas tudo isso tem muito mais valor quando voce se imagina e realiza o sonhar, o escrever, o chorar, o sorrir, o fazer.... bota muita gente na cadeira. te amo dotosona

Simone Prieto disse...

Oi Aninha,

Sempre a admirei, na época da faculdade, como profissional...sempre foi, e continua sendo minha inspiração, hj mais ainda.
Gosto muito de ler, e fazer uso de suas palavras, principalmente quando reclamo de coisas banais...que é própria do ser humano!!!
Tenha fé em Deus, Ele sim é a cura..acredite e confie nele, pois ele sabe o que faz..
Que Deus o abencoe e ilumine seu caminho..

Bjs
Simone Prieto

Maria Isabel disse...

Vou te contar um segredinho, quando o corpo dorme a nossa alma se liberta e a alma não sente impressões corporais, porque é simplesmente alma. Você deve ser uma passeadora nata enquanto seu corpo descansa, aproveite, é um presente de Deus!!!
beijos =)