sexta-feira, 12 de março de 2010

Agenda cheia de novidades!

Seis e meia da tarde e eu já estava com os olhos pregando, querendo entregar-me a um bom soninho. Essa semana foi agitada!

As sessões três vezes por semana aumentaram para mais quatro. Atividades todos os dias da semana. Apesar do cansaço, era o que mais queria. Depois de meses vivendo a boa rotina de exercícios no Sarah, eu estava muito parada...

Segunda e terça sãos dias de sessão particular com a fisioterapeuta Juliane Maciel, uma campograndense muito legal e ótima profissional. Ela exige o meu máximo. No nosso primeiro encontro disse que ia pegar leve no começo, ledo engano. O “leve” dela já significava as abdominais! Ui!

Mas a Ju é gente boa, ela só quer explorar o esboço de abdômen que já tenho. Pois é, já consigo puxar e sentir um pouco do abdômen contrair. Isso é tão bom! Além do mais, tem toda a paciência para alongar meus dedos.

                                                                                                                          foto:Maria do Socorro

Quarta e sexta volto a ter a interação com pessoas com lesão medular, da forma que tinha no Sarah. Esse dividir é uma parte boa do tratamento. Comecei essa semana no CRELAME (Centro de Reabilitação do Lesado Medular), um projeto referência em CG da faculdade Estácio de Sá.

Hoje fui a atração no ginásio. Além de ser carne nova, era a única tetraplégica. Como é clinica escola os “urubus brancos”, assim foram definidas as alunas pela profª drª Juliana Vicente, ficaram todos em cima!
É uma sensação engraçada, todo mundo te olhando, querendo tocar para sentir a mobilidade dos dedos. E estar em um clinica escola é interessantíssimo porque ouço a explicação dos professores e aprendo mais e mais sobre a minha lesão.

Quinta é dia de dupla atividade. Hidroterapia pela manhã com a Ju. A água vai ajudar a dar amplitude aos movimentos e melhorar as minhas articulações. Ainda não voltei para a água, só daqui uns dias, mas morro de saudade da sensação de liberdade e leveza que sinto na água.

À tarde, a aventura é maior: equoterapia!!! O desafio é acompanhar os movimentos do cavalo mantendo o equilíbrio. É um exercício e tanto para eu trabalhar meu equilíbrio, que está mais ou menos.  E não é só isso, o trote do cavalo é o mais parecido com o nosso movimento de quadril quando andamos, logo é um estimulo sensorial enviado para o meu cérebro.

Ah, mais o cavalinho ainda provoca um deslocamento do centro gravitacional normalizando o tônus muscular, controle postural, coordenação, redução de espasmos, respiração, e informações proprioceptivas, estimulando não apenas o funcionamento de ângulos articulares, como o de músculos e circulação sangüínea.

Ontem foi minha primeira sessão! Confesso que estava morrendo de medo, mesmo que a fisioterapeuta Michele tenha escolhido um cavalo baixo e manso, o Falcão, um quarto de milha castrado com aprox. 1mt40.

                                                                    foto:Maria do Socorro 
Como pareço um João-bobo, quatro pessoas me ajudaram. Agora vou ter que me acostumar com o perfume eqüino que fica em mim ao final da sessão.

                                                  foto:Maria do Socorro
Paz e Bem!

11 comentários:

Anônimo disse...

Paulinha, que máximo! Esse blog virou leitura obrigatória! rs Eu que já sabia um pouco sobre lesão medular aprendo mais a cada dia! MEnina, que tudo, hein! Rotina mais movimentada que a do presidente! huahuahaua vc já deu um cheirinho no cangote do cavalo? kkkkkkkkk
Força, prima! to torcendo por ti!

Lisa disse...

Oi Flor!!!
Que correria sua vida hein!?
Estou sempre em oração por ti!
Saudadesonas meu amor
Beijos na minha Tia linda que eu amoo!!!!

Anônimo disse...

Ana, querida... Tirei o domingão de folga pra ler seu blog com calma. Já sou sua seguidora!!! Agora, não te largo mais... Muito bom conhecer a sua rotina (e que rotina, hein!!!) e saber o que se passa na sua cabeça e no seu coração. Vc escreve muito bem, de uma forma leve, gostosa... É um prazer imenso "ler" Ana Paula Cardoso. Um grande beijo... Continue de mãos dadas com Deus!!! Juliana Lanari

Unknown disse...

Maninha fico a cada momento maravilhada com as graças que o Bom Deus vem realizando. Ele tem providênciado tudo que precisas..Obrigada, Senhor por ser tão Bom e Fiel.

Te amo maninhaaaaa!!

Anônimo disse...

Anaaaaaaaa!
Nossa... vc é tão inteligente! Mas vc sempre foi :) (vc nem precisava participar das competições de carimbos na agenda, lembra? hahaha ganhava disparado hahaha).
Eu AMO cavalos! Eu acho que vai ser ótimo pra vc além de ser super divertido! :D
te adoro muitao lindona!

Aline e Johnny

Anônimo disse...

Oi, nega!!!! Que bom ver animada e confiante!!! Estamos em constante oração por vc! Feliz dia da mulher (um pouco atrasado... hehehe). E obrigada por ter lembrado de mim tb!!! Estamos com saudades suas, aguardamos seu retorno!!! Amo vc!!! Bjos!!! Ediane

Emanuelle disse...

Aaaaaaaaaaaaaaaah prima, que legal que vc ta fazendo equo... vc vai ver como terá uma melhora bem considerável. Não esqueça de acreditar sempre na capacidade do teu corpo. Bjaaaaao prima, Manu

Anônimo disse...

Noooossa, já ta sabendo td de lesão medular... já pode até dar aula... é isso aí! Muita força e persistencia pra vc!
Bjos,manu

Unknown disse...

é muito importante que continue se movimentando..nao desista meu amor...

Gabi Leitão disse...

Rapaz, que bicha chique!
Tá linda!
Muita força e fé... estamos sempre contigo, mesmo que de longe...
Beijos!

Juliana Vicente disse...

Ana Paula,

Muito bom ter vc entre nós os "urubus reis". Vc foi ótima. Estava linda e disposta. Te aguardamos amanhã para uma nova sessão! Abraços,

Juliana Vicente